quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Considerações sobre o texto: Num mundo wiki, uma escola idem Parte I

Texto de Jaime Balbino, disponível em:
http://www.dicas-I.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070115.php


               Balbino (2007) em seu texto sobre wiki, ou melhor, Num mundo wiki, uma escola idem, discorre entre outros, o conceito desse termo. Segundo ele, wiki é um modelo de colaboração, organização e gestão de documentos criado por Ward Cunningham em 1994 sendo muito utilizado pela comunidade de software livre para a documentação de programas e criação de apostilas.
             Em outras palavras, o wiki organiza e mantém a qualidade do conteúdo mesmo sendo composto por materiais dispersos, produzidos por pessoas de interesses comuns.
            Nesse modelo, encontra-se a wikipedia, uma enciclopédia virtual dinâmica que proporciona ao seu usuário links onde cada verbete transporta-o para outros textos e informações.
            No entanto, segundo Balbino (2007) a experiência da wikipedia demonstra que a confiabilidade do seu conteúdo é superior ao das melhores enciclopédias do mundo. Porém esse autor ressalta que para compreendê-la é necessário entender o conhecimento como fenômeno social, coletivo e não como posse e propriedade de uma elite.
            Enfim, qualquer pessoa tem a propriedade para escrever sobre algo, o próprio fato dele poder escrever, falar e atuar continuamente é prova desta competência sobre os saberes que desenvolveu ao longo da vida.

Wikipédia, wikidicionário: enciclopédia virtual

            Segundo Balbino (2007) dentre as ferramentas desenvolvidas pelas comunidades de software livre para viabilizar seu modelo colaborativo de desenvolvimento de códigos-fontes, encontra-se o “wiki”.
           O termo wiki refere a um software criado para permitir que várias pessoas editem, juntas uma mesma página web, algumas vezes, fala-se também em conceito wiki para indicar o processo de produção coletiva de um hipertexto. Assim, a partir desse conceito foi construída a Wikipédia.
          Ela é uma enciclopédia multilíngüe on-line, livre, colaborativa, escrita internacionalmente por várias pessoas voluntárias. Essa enciclopédia possui um alto grau de confiabilidade, porém, como outra qualquer, deve-se olhar criticamente para as informações nela contida, verificar outras fontes e comparar dados a fim de que se possa ter informações verossímeis.
           Temos também nesse cenário de software livre o wikidicinário, sendo bem parecido com a Wikipédia. Ele facilita a pesquisa de verbetes de dicionários dando informações completas do vocábulo desejado.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Projeto


PROJETO: MATEMÁTICA INFORMATIZADA
Carina Sanches de Carvalho*[1]
Ligia Aparecida Ramos*
Lucimara Mouco*
Marilene Tiburcio Antonangelo*
Melissa de Natale de Oliveira*

JUSTIFICATIVA
As situações desse projeto têm como intenção maior que os alunos do 3º ano do ensino fundamental nível I período vespertino da Escola Municipal Professora Thereza Favali Pocay, experimente uma maneira diferenciada de resolução de situações-problema usando um software de matemática e o computador.
Justifica-se este projeto em função de se atender as expectativas de aprendizagem em matemática estabelecidas para o 3º ano, bem como, aprimorar a as habilidades e competências dos alunos nas resoluções de situações – problema sendo estas requisitos fundamentais para cursar as séries posteriores.

PRODUTO FINAL
 Criação de situações – problemas pelos alunos envolvendo operações de adição e multiplicação para serem resolvidas na sala de aula.

OBJETIVOS
2. Objetivo geral:
• Proporcionar ao aluno uma maneira diferente para a resolução de situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações.

 3. Objetivos específicos:
resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos,

• estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

CONTEÚDOS
Interpretação de situações – problema do campo aditivo e multiplicativo.

TEMPO PREVISTO
Entre aulas em sala e no laboratório de informática - 7 h/a

ETAPAS PREVISTAS
Em sala de aula:
  • Verificar os conhecimentos prévios dos alunos em relação à utilização do computador
  • Propiciar aos alunos a resolução de situações – problema primeiramente de maneira convencional.
  • Esclarecer que uma situação – problema pode ser resolvido por diferentes operações e não apenas pelo algoritmo.
Na sala de informática:
  • Levar os alunos à sala de informática para poderem resolver situações – problema de um jeito diferente usando a tecnologia através do computador
  • Agrupar os alunos para poderem ter maior interação com os seus pares
  • Disponibilizar aos alunos folhas e lápis para fazerem anotações caso desejarem.
  • Observar como os alunos estão agindo diante dessa atividade diferenciada
  • Tirar as dúvidas dos alunos em relação às estratégias que eles podem utilizar para se chegar ao resultado pretendido.
  • Auxiliar aqueles alunos que apresentam dificuldades na leitura dos enunciados, bem como, aqueles que têm dificuldade na interpretação do problema.
 RECURSOS
  • Situações – problema digitalizadas para a resolução convencional
  • Lápis e papéis
  • Computadores
  • Software de matemática
  • Maquina fotográfica
  • Data show
  • Filmadora

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante todo o desenvolvimento do projeto através da participação do aluno e a elaboração do produto final.

REFERÊNCIAS
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa/ Secretária da Educação Fundamental- Brasília: MEC/ SEF, 1998.


[1] Professoras da Rede Municipal de Educação do Município de Salto Grande - SP

O que é Curriculo?


    As mudanças do mundo contemporâneo, especialmente no que tange à quantidade de informações produzidas, a introdução das mais variadas formas de comunicação midiática, modificam o sentido do saber, e propõem outros caminhos para se chegar ao conhecimento. Nesse sentido cabe a escola definir por meio do currículo as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas nos alunos.
O termo currículo é definido por Dermeval Saviani[1] (2002, p. 67) como um conceito que tradicionalmente pode ser entendido como a relação das disciplinas que compõem um curso ou a relação dos assuntos que constituem uma disciplina, no que ele coincide com programa. Ou seja, o saber escolar se manifesta por meio do currículo, que em última instância, garante a escola o desempenho de sua principal função, isto é, viabilizar as condições de transmissão e assimilação dos conhecimentos.


[1] SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 1996.